V Congresso Brasileiro em Gestão do Ciclo de Vida

Publicado dia 20/09/2016

20/09/2016 - 23/09/2016 @ 08:00 - 16:00 -

Entre os dias 20 e 23 de setembro de 2016, será realizado em Fortaleza, o V Congresso Brasileiro em Gestão do Ciclo de Vida. O V CBGCV é promovido pela Associação Brasileira de Ciclo de Vida (ABCV) e organizado pela Embrapa e Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Carregando mapa ....

Data / Hora
Date(s) - 20/09/2016 - 23/09/2016

Hotel Blue Tree Premium

Categorias

O tema da quinta edição do congresso é “Gestão do Ciclo de Vida nos Trópicos” e busca ampliar o debate sobre aplicação ou adaptação de metodologias de inventário de ciclo de vida (ICV) ou de avaliação de impactos de ciclo de vida (AICV) à realidade nacional ou de climas tropicais em outras regiões do mundo.

O objetivo geral do CBGCV é reunir estudantes, pesquisadores e profissionais que atuem ou estejam interessados no tema gestão pelo ciclo de vida para discutir aplicações de avaliação e gestão do ciclo de vida no Brasil e no mundo, como, por exemplo, inventário e avaliação de impactos, pensamento de ciclo de vida no planejamento estratégico, Life Cycle Design, compras sustentáveis, dentre outros.

O Congresso Brasileiro em Gestão do Ciclo de Vida tem se consolidado como um importante evento na agenda técnico-científica sobre o tema no Brasil. O primeiro CBGCV foi organizado pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR em Curitiba/PR em 2008. Os congressos seguintes foram organizados pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (Florianópolis/SC, 2010), Universidade Estadual de Maringá – UEM (Maringá/PR, 2012) e Universidade de São Paulo – USP (São Bernardo do Campo/SP, 2014). Em 2016, o CBGCV será realizado pela primeira vez na região Nordeste.

Mais informações: https://www.embrapa.br/vcbgcv