Sobre o GCV2018

Congresso Brasileiro sobre Gestão do Ciclo de Vida é organizado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) em parceria com a Associação Brasileira de Ciclo de Vida (ABCV), cooperação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e apoio da Fundação Espaço Eco (FEE) e da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

A sexta edição do evento aconteceu na Universidade de Brasília, no espaço do Memorial Darcy Ribeiro (mais conhecido como Beijódromo da UnB), nos dias 17, 18, 19 e 20 de junho de 2018 e teve como tema central a “Gestão da informação tecnológica para sustentabilidade”. Os participantes apresentaram trabalhos, participaram de palestras e discussões, além de terem realizado minicursos.

GCV2018 pretende reuniu cerca de 200 pessoas, entre estudantes, pesquisadores e profissionais que atuam ou estejam interessados em discussões sobre avaliação e gestão do ciclo de vida no Brasil e no mundo considerando temas como, por exemplo, inventário e avaliação de impactos, gestão do ciclo de vida nas organizações, ecodesign, economia circular, dentre outros.

Entre os palestrantes estavam Amir Safaei (Ecoinvent), Diego Iritani (Upcycle), Jefferson Gomes (ITA), Kannan Govindan (Universidade do Sul da Dinamarca – SDU), Martin Baitz (thinkstep), Nongnuch Poolsawad (MTEC/Tailânia), Marzia Traverso (RWTH Aachen University), Marília Folegatti (Embrapa), Vincent Colomb (ADEME), Juliana Silva e Marcelo Meira (Fundação Espaço Eco), Beatriz Kiss (FGVces).

Histórico

O primeiro Congresso Brasileiro sobre Gestão do Ciclo de Vida (CBGCV) foi organizado no final de outubro em 2008 pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR, em Curitiba/PR. O evento contou com 73 inscritos, vindos de diversas regiões do Brasil. Na ocasião, foram apresentados 44 trabalhos técnicos, além de palestras e mesas-redondas.

O II CBGCV ocorreu no mês de novembro no ano de 2010, na cidade de Florianópolis (SC). Com tema “Colaborando com decisões sustentáveis”, foram apresentados 55 trabalhos, além de mesas-redondas, palestras e minicursos.

O III CBGCV aconteceu em setembro de 2012, em Maringá/PR. Organizado pelo Departamento de Engenharia Química da Universidade Estadual de Maringá, teve como tema “Novos Desafios para um Planeta Sustentável”.

O IV CBGCV foi realizado em São Bernardo do Campo, SP, entre 9 e 12 de novembro de 2014. Nesse congresso participaram 137 estudantes e profissionais da área, com a apresentação de 94 trabalhos completos.

O V CBGCV ocorreu na região Nordeste, na cidade de Fortaleza, em setembro de 2016.  Esta edição foi organizada pela Embrapa, em colaboração com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná e com o IBICT. Foram recebidos 230 trabalhos para avaliação, tendo sido 170 selecionados para apresentação em formato de trabalho completo. O tema da quinta edição do congresso foi “Gestão do Ciclo de Vida nos Trópicos” e buscou ampliar o debate sobre aplicação ou adaptação de metodologias de inventário de ciclo de vida (ICV) à realidade nacional.

A sexta edição aconteceu em junho de 2018, em Brasília, promovida pela ABCV e organizada pelo IBICT. A partir desta edição, a sigla do evento passa a ser GCV.

Imagem do último dia do GCV2018

Apoio
  

 

 

Patrocínio
           
Cooperação    Realização