Histórico

O primeiro Congresso Brasileiro sobre Gestão do Ciclo de Vida (CBGCV) foi organizado no final de outubro em 2008 pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR, em Curitiba/PR. O evento contou com 73 inscritos, vindos de diversas regiões do Brasil. Na ocasião, foram apresentados 44 trabalhos técnicos, além de palestras e mesas-redondas.

O II CBGCV ocorreu no mês de novembro no ano de 2010, na cidade de Florianópolis (SC). Com tema “Colaborando com decisões sustentáveis”, foram apresentados 55 trabalhos, além de mesas-redondas, palestras e minicursos.

O III CBGCV aconteceu em setembro de 2012, em Maringá/PR. Organizado pelo Departamento de Engenharia Química da Universidade Estadual de Maringá, teve como tema “Novos Desafios para um Planeta Sustentável”.

O IV CBGCV foi realizado em São Bernardo do Campo, SP, entre 9 e 12 de novembro de 2014. Nesse congresso participaram 137 estudantes e profissionais da área, com a apresentação de 94 trabalhos completos.

O V CBGCV ocorreu na região Nordeste, na cidade de Fortaleza, em setembro de 2016.  Esta edição foi organizada pela Embrapa, em colaboração com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná e com o IBICT. Foram recebidos 230 trabalhos para avaliação, tendo sido 170 selecionados para apresentação em formato de trabalho completo. O tema da quinta edição do congresso foi “Gestão do Ciclo de Vida nos Trópicos” e buscou ampliar o debate sobre aplicação ou adaptação de metodologias de inventário de ciclo de vida (ICV) à realidade nacional.

A sexta edição acontecerá em junho de 2018, em Brasília, promovida pela ABCV e organizada pelo IBICT. A partir desta edição, a sigla do evento passa a ser GCV.

O tema do GCV2018 será “Gestão da informação tecnológica para sustentabilidade”.