O que é o PBACV

O Programa Brasileiro de Avaliação do Ciclo de Vida (PBACV) é uma iniciativa composta por diversas entidades, incluindo órgãos de governo, instituições acadêmicas, de pesquisa e associações e entidades industriais. O Programa foi criado em 2010 a partir de uma iniciativa do Comitê Brasileiro de Avaliação da Conformidade (CBAC), que levou a uma resolução do Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (CONMETRO), com o intuito de fomentar a metodologia de Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) no Brasil. Desta forma, visa apoiar o desenvolvimento sustentável e a competitividade ambiental da produção industrial brasileira, e promover o acesso de dados em ACV aos mercados interno e externo.

O programa possui um Comitê Gestor, que é o centro estratégico, responsável pela articulação e planejamento das ações do Programa. O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) atua como presidente do Comitê, e o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) realiza a Secretária Executiva.

Objetivos específicos

• Implantar no País um sistema reconhecido em âmbito internacional, capaz de organizar, armazenar e disseminar informações padronizadas sobre ICVs da produção industrial brasileira.
  • Disponibilizar e disseminar a metodologia de elaboração de inventários brasileiros
  • Elaborar os inventários-base da indústria
  • Apoiar o desenvolvimento de massa crítica em ACV
  • Disseminar e apoiar mecanismos de disseminação de informações sobre o Pensamento do Ciclo de Vida
  • Intervir e influenciar nos trabalhos de normalização internacional e nacional afetos ao tema
  • Identificar as principais categorias de impactos ambientais para o Brasil.
Marco legal

Resolução Conmetro 03/2010 – Dispõe sobre a Aprovação do Termo de Referência do Programa Brasileiro de Avaliação do Ciclo de Vida (PBACV) e dá outras providências.

Resolução Conmetro 04/2010 – Dispõe sobre a Aprovação do Programa Brasileiro de Avaliação do Ciclo de Vida (PBACV) e dá outras providências.

Resolução Conmetro 01/2011 – Dispõe sobre a Aprovação do Regimento Interno e da composição do Comitê Gestor do Programa Brasileiro de Avaliação do Ciclo de Vida (PBACV) e dá outras providências.

Resolução Conmetro 01/2012 – Dispõe sobre a Aprovação do Plano de Ação Quadrienal 2012-2015 do Programa Brasileiro de Avaliação do Ciclo de Vida (PBACV); e dá outras providências.