PBACV

Entendendo o Programa Brasileiro de Avaliação do Ciclo de Vida

Objetivo Geral

Dar continuidade e sustentabilidade às ações de Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) no Brasil, com vistas a apoiar o desenvolvimento sustentável e a competitividade ambiental da produção industrial brasileira e a promover o acesso aos mercados interno e externo.

Objetivos específicos

1. Implantar no País um sistema reconhecido em âmbito internacional, capaz de organizar, armazena e disseminar informações padronizadas sobre ICVs da produção industrial brasileira.
2. Disponibilizar e dissemina a metodologia de elaboração de inventários brasileiros
3. Elaborar os inventários base da indústria
4. Apoiar o desenvolvimento de massa critica em ACV
5. Disseminar e apoiar mecanismos de disseminação de informações sobre o pensamento do ciclo de vida
6. Intervir e influenciar nos trabalhos de normalização internacional e nacional afetos ao tema
7. Identificar as principais categorias de impactos ambientais para o Brasil.

Marco legal

1. Resolução Conmetro 03/2010 – Dispõe sobre a Aprovação do Termo de Referência do Programa Brasileiro de Avaliação do Ciclo de Vida e dá outras providências.
2. Resolução Conmetro 04/2010 – Dispõe sobre a Aprovação do Programa Brasileiro de Avaliação do Ciclo de Vida e dá outras providências.
3. Resolução Conmetro 01/2011 – Dispõe sobre a Aprovação do Regimento Interno e da composição do Comitê Gestor do Programa Brasileiro de Avaliação do Ciclo de Vida e dá outras providências.
4. Resolução Conmetro 01/2012 – Dispõe sobre a Aprovação do Plano de Ação Quadrienal 2012-2015 do Programa Brasileiro de Avaliação do Ciclo de Vida; e dá outras providências.

Origem do programa

O Comitê Brasileiro de Avaliação da Conformidade – CBAC considerou oportuno formular ao Conmetro a proposta de um Programa Brasileiro de Avaliação do Ciclo de Vida (PBACV), para criar as condições que possibilitem a continuidade de ações em torno do tema, de forma alinhada e integrada.

Temas Estratégicos do PBACV

Tema Estratégico 1:Inventários do Ciclo de Vida
• O desenvolvimento de banco de dados de inventários para o Brasil (SICV) e padronização da terminologia através da Ontologia
Tema Estratégico 2: Avaliação de Impactos do Ciclo de Vida
• Pesquisar novos modelos de AICV que busquem a adequação das categorias de impacto a realidade Brasileira.
Tema Estratégico 3: Difusão e Implementação da ACV
• Divulgar a Avaliação do Ciclo de Vida de forma a contribuir para a criação de políticas públicas, conscientização da iniciativa empresarial e formulação de normas.
Tema Estratégico 4: Formação e Capacitação em ICV e ACV
• Incentivar e Promover a divulgação do pensamento do ciclo de vida para formação e capacitação da comunidade nos níveis de ensino técnico, graduação e pós-graduação.

Comitê gestor

Comitê Gestor do Programa Brasileiro de Avaliação do Ciclo de Vida (PBACV),criado pela Resolução Conmetro tem como finalidade executar a gestão do PBACV, bem como articular e coordenar ações para a sua implantação, reportando-se ao Conmetro.
O PBACV possui um Comitê Gestor atualmente presidido pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e secretariado pelo Inmetro.