O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e a Sociedade de Toxicologia e Química Ambiental (SETAC) lançaram, em 2002, uma parceria internacional em Avaliação do Ciclo de Vida. A Life Cycle Initiative (LCI) tem como objetivo promover o Pensamento do Ciclo de Vida e facilitar a troca de conhecimento entre mais de 2 mil especialistas ao redor do mundo, além de quatro redes regionais em diferentes continentes.
O Instituto Brasileiro de Informações em Ciência e Tecnologia (IBICT), por meio do projeto de Avaliação do Ciclo de Vida, é parceiro da Life Cycle Initiative no Brasil participando ativamente das reuniões do comitê gestor. A parceria inclui ações ligadas a gestão de dados, discussão de métodos e produtos sustentáveis, capacitação e desenvolvimento e comunicação.
A participação do Brasil permite que as discussões internacionais sobre a temática de ACV sejam realizadas levando em consideração as perspectivas brasileiras, garantindo, assim, que as especificidades do país sejam contempladas nos processos decisórios da Iniciativa. Além disso, representa um excelente espaço para troca de informações com os maiores especialistas em ACV em nível mundial.
Para fomentar as ações descritas acima são realizadas atividades por meio de diversos projetos como: