ICV de Rochas Ornamentais produzido pelo CETEM será incluído no SICV Brasil

Publicado dia 18/08/2016

O estudo inclui dados primários de consumo dos insumos dos três subsistemas – extração, serragem e polimento – que compõem a cadeia produtiva de rochas ornamentais, neste caso, representadas pela produção de chapas de granito polidas.

O Banco Nacional de Inventários de Ciclo de Vida (SICV Brasil) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) receberá, em breve, o Inventário de Ciclo de Vida de Rochas Ornamentais, produzido pelo Centro de Tecnologia Mineral (CETEM). Uma reunião entre a equipe do Núcleo Regional do Espírito Santo do CETEM, responsável pelo estudo, e a coordenação do projeto de Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) do Ibict ocorrida nesta terça-feira, 16, marcou o início do processamento do inventário para inclusão no Banco Nacional.

O estudo possui dados primários de consumo dos insumos dos três subsistemas – extração, serragem e polimento – que compõem a cadeia produtiva de rochas ornamentais, neste caso, representadas pela produção de chapas de granito polidas. Informações de empresas representativas para o setor no Espírito Santo e em nível nacional foram coletadas e atestadas para inclusão no inventário.

“A pesquisa busca responder às demandas de clientes e parceiros sobre informações do desempenho ambiental do produto, na busca por melhoria dos processos produtivos da indústria de rochas ornamentais, visando melhorar sua competitividade do ponto de vista ambiental”, explica a chefe do Núcleo Regional do Espírito Santo do CETEM, Núria Castro. “A plataforma SICV se conecta a outras plataformas utilizadas, o que facilita o acesso e disseminação da pesquisa na comunidade científica”, explica o coordenador de Avaliação do Ciclo de Vida do Ibict, Tiago Braga.

O processamento do inventário para inclusão no SICV Brasil está sendo executado pelos pesquisadores Carlos Eduardo Wandermuren, do CETEM e Tiago Rodrigues, do Ibict. Antes de compor o Banco Nacional, o inventário será adaptado segundo o padrão em desenvolvimento da United Nations Environment Programme (Unep), em conjunto com o Ibict, que também será disponibilizado em breve à comunidade científica, por meio do ACV/Ibict.

O encontro serviu ainda para o planejamento de ações conjuntas entre os dois institutos do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) em torno do tema de ACV. “Essa parceria é de extrema importância para a temática de Clico de Vida. Tenho certeza que será produtiva para todos, e vai contribuir diretamente para o fortalecimento das pesquisas”, observou a diretora do Ibict, Cecília Leite

Rochas Ornamentais
O inventário foi elaborado no âmbito do projeto “Melhorias tecnológicas, ambientais e energéticas da produção de rochas ornamentais por meio da Avaliação do Ciclo de Vida do Produto – ICVRochas”, sob coordenação da Dra. Mônica C.B. Gadioli, do CETEM, e financiado pelo CNPq, em parceria com o Centro Tecnológico do Mármore e Granito – Cetemag (coexecutor), Ibict (coexecutor), Associação Ambiental Monte Líbano – Aamol, Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial – Inmetro e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo – Ifes (Campus Cachoeiro de Itapemirim) e já foi validado por especialistas externos.

Os dados contidos referem-se a 2011 e, considerando as mudanças tecnológicas do setor entre 2011 e 2016, o CETEM, com novas parcerias no setor produtivo, está elaborando uma atualização. Dados para novos inventários já estão sendo coletados e devem ser abrigados no SICV Brasil futuramente.