V Congresso Brasileiro em Gestão do Ciclo de Vida está com inscrições abertas

Publicado dia 31/08/2016

Sob o tema “Gestão do Ciclo de Vida nos Trópicos”, o evento organizado pelo Ibict, Embrapa, UTFPR e promovido pela ABCV ocorre entre 19 e 22 de setembro em Fortaleza

O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), em conjunto com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), organiza o V Congresso Brasileiro em Gestão do Ciclo de Vida (CBGCV). O evento, que este ano ocorrerá de 19 a 22 de setembro, em Fortaleza, é promovido pela Associação Brasileira de Ciclo de Vida (ABCV).

Sob o tema “Gestão do Ciclo de Vida nos Trópicos”, o encontro tem por objetivo ampliar o debate sobre aplicação ou adaptação de metodologias de Inventário de Ciclo de Vida (ICV) e de Avaliação de Impactos de Ciclo de Vida (AICV) à realidade nacional ou de países de clima tropical. O evento é o maior na área de Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) do Brasil e o segundo maior da América Latina, tendo destaque internacional, reunindo estudantes, pesquisadores e profissionais interessados no tema da gestão do Ciclo de Vida.

Entre os assuntos em pauta estão inventários e avaliação de impactos, Pensamento de Ciclo de Vida no planejamento estratégico, Life Cycle Design, compras sustentáveis, entre outros. O evento inclui minicursos, plenárias e apresentações de trabalhos em ACV, com palestrantes de diversas instituições nacionais e internacionais.

“O Ibict atua tanto na organização quanto no comitê científico do congresso, o que permite que o Instituto tenha uma participação efetiva no que diz respeito à formação de redes de profissionais de ACV no país. Vamos apresentar a LALCA e o SICV Brasil”, observa Tiago Braga.

Além de organizar o evento, o Ibict marca presença em várias atividades. A primeira plenária, “Políticas e Programas de ACV no Brasil” terá participação da diretora do Ibict, Cecília Leite e do coordenador de ACV do Instituto, Tiago Braga. O minicurso “Banco de Dados Brasileiro de Inventários de Ciclo de Vida” será ministrado por Carla Gama, especialista em Tecnologia da Informação, que atua no Banco Nacional de Inventários do Ciclo de Vida (SICV Brasil), e por Tiago Braga. “O curso contará com a apresentação das funcionalidades do SICV Brasil e exemplos de inventários, focado na prática de aplicação e uso do banco para pesquisa e inserção de novos inventários”, explica Carla Gama. A plenária de encerramento do evento, “Ecodesign e ACV no meio empresarial”, contará com a fala do pesquisador do Ibict, especialista em ACV de produtos, Thiago Rodrigues.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas no site oficial. Os inscritos têm acesso às palestras, mesas-redondas e minicursos, além do material didático e certificado de participação. A programação completa e informações sobre as inscrições estão no site oficial do evento.


CBGCV
O Congresso Brasileiro em Gestão do Ciclo de Vida se consolida como o maior evento na agenda técnico-científica sobre o tema no Brasil. O primeiro CBGCV foi organizado pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR em Curitiba/PR em 2008. Os congressos seguintes foram organizados pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (Florianópolis/SC, 2010), Universidade Estadual de Maringá – UEM (Maringá/PR, 2012) e Universidade de São Paulo – USP (São Bernardo do Campo/SP, 2014). Em 2016, o CBGCV será realizado pela primeira vez na região Nordeste.