Fortaleza sedia o V Congresso Brasileiro de Gestão de Ciclo de Vida

Publicado dia 15/09/2016

Evento reunirá pesquisadores do Brasil e exterior, profissionais da administração pública, estudantes e empresas que adotam Gestão do Ciclo de Vida, entre os dias 19 e 22 de setembro, em Fortaleza

Avaliação de impactos socioambientais, ecodesign e rotulagem ambiental serão alguns dos temas discutidos durante o V Congresso Brasileiro em Gestão do Ciclo de Vida (CBGCV). O evento reunirá em Fortaleza, entre os dias 19 e 22 de setembro, um público de 150 pesquisadores de instituições brasileiras e estrangeiras, além de estudantes, profissionais da administração pública e representantes de empresas como multinacionais químicas e petroquímicas, de software, indústria do vestuário e da construção civil.

O tema desta edição é “Gestão do Ciclo de Vida nos Trópicos”. O objetivo é ampliar o debate sobre aplicação da Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) no estudo de produtos brasileiros – em especial bioprodutos –, rotulagem ambiental, construção de políticas públicas sustentáveis. Espera-se ainda debater a necessidade de adaptação e regionalização de métodos de Inventário de Ciclo de Vida (ICV) e de Avaliação de Impactos de Ciclo de Vida (AICV).

Entre os palestrantes internacionais, estarão presentes Laure Patouillard, do Centro de Ciclo de Vida de Produtos, Processos e Serviços – CIRAIG (Montreal, Canadá); Miguel Brandão, professor associado em Ecologia Industrial e Avaliação de Ciclo de Vida em KTH (Estocolmo, Suécia) e Fausto Freire (Universidade de Coimbra, Portugal).

O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) marca presença em várias atividades. A primeira plenária, “Políticas e Programas de ACV no Brasil” terá participação da diretora do Ibict, Cecília Leite e do coordenador de ACV do Instituto, Tiago Braga. O minicurso “Banco de Dados Brasileiro de Inventários de Ciclo de Vida” será ministrado por Carla Gama, especialista em Tecnologia da Informação, que atua no Banco Nacional de Inventários do Ciclo de Vida (SICV Brasil), e por Tiago Braga. A plenária de encerramento do evento, “Ecodesign e ACV no meio empresarial”, contará com a fala do pesquisador do Ibict, especialista em ACV de produtos, Thiago Rodrigues.

A plenária que discutirá ACV no meio empresarial contará com a participação de representantes das empresas Braskem, Votorantim e Renner. Já as plenárias sobre Políticas Públicas, Base de Dado Nacional de Inventários, e Rotulagem Ambiental contarão com representantes do Programa Nacional de Meio Ambiente (PNUMA), Ministério do Meio Ambiente (MMA), Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO) e IBICT.

O congresso é promovido pela Associação Brasileira de Ciclo de Vida (ABCV) e tem como organizadores a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o IBICT e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Empresas como Braskem, Basf, Oxiteno, ACV Brasil e Ecoinvent são patrocinadoras do evento, assim como a Capes e o Governo do Estado do Ceará. O congresso é uma ação da rede Embrapa de ACV, que conta com pesquisadores de todas as unidades descentralizadas e é liderada pela pesquisadora Marília Folegati, da Embrapa Meio Ambiente.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas no site oficial. Os inscritos têm acesso às palestras, mesas-redondas e minicursos, além do material didático e certificado de participação. A programação completa e informações sobre as inscrições estão no site oficial do evento.