Próxima edição do CBGCV ocorrerá em Brasília

Publicado dia 22/09/2016

Encerramento do evento deste ano, realizado em Fortaleza, teve o anúncio da próxima edição, que será encabeçada pelo Ibict e pela ABCV

O V Congresso Brasileiro de Gestão em Ciclo de Vida foi encerrado nesta quinta-feira, 22, após quatro dias de palestras e cursos, em Fortaleza, com a plenária “Certificação ambiental de produtos”, moderada pelo professor José Adolfo, da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Em seguida, a solenidade de encerramento trouxe a premiação dos melhores trabalhos apresentados ao longo do congresso e o anúncio da próxima edição, que será realizada em 2018, em Brasília.

Ao abrir a plenária, José Adolfo comentou o foco excessivo que se dá à pegada de carbono quando se fala em sustentabilidade de produtos, mas que essa é só uma parte da questão. A certificação ambiental visa a descrever todos os outros impactos de um produto, com vistas à conscientização do consumidor e, também, como forma de pressionar os atores da cadeia produtiva a aprimorar o processo. A plenária seguiu com a participação de representantes da FGV, do Inmetro e da Pré Consultant.

Após a última planária foi feito o anúncio da próxima edição do evento, o VI CBGCV. Tiago Braga, coordenador do projeto de Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) do Instituto Brasileiro de Informações em Ciência e Tecnologia (Ibict), subiu ao palco para informar que, em 2018, o evento acontecerá em Brasília, encabeçado pelo Ibict e pela Associação Brasileira de Ciclo de Vida (ABCV), e terá como tema central a gestão de dados e informação.

A solenidade de encerramento prosseguiu com uma homenagem feita por Cássia Ugaya ao presidente da ABCV, professor Gil Anderi, uma das principais referências em ACV no Brasil. Em seguida, foram entregues os prêmios aos melhores trabalhos apresentados ao longo do evento.

V CBGCV
Sob o tema “Gestão do Ciclo de Vida nos Trópicos”, a quinta edição do Congresso Brasileiro em Gestão do Ciclo de Vida (CBGCV) reuniu em Fortaleza, entre os dias 19 e 22 de setembro, um público de 150 pesquisadores de instituições brasileiras e estrangeiras, além de estudantes, profissionais da administração pública e representantes de empresas como multinacionais químicas e petroquímicas, de software, indústria do vestuário e da construção civil.

O congresso é promovido pela ABCV e tem como organizadores a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o Ibict e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Empresas como Braskem, Basf, Oxiteno, ACV Brasil e Ecoinvent são patrocinadoras do evento, assim como a Capes e o Governo do Estado do Ceará.

Foto: Embrapa