Votorantim Cimentos obtém as primeiras Declarações Ambientais de Produto (EPD)

Publicado dia 28/09/2016

Empresa é a primeira do setor de cimentos no Brasil a obter e registrar declarações ambientais de produto no sistema Internacional Environmental Product Declarations (EPD)

A Votorantim Cimentos obteve por meio do sistema internacional Environmental Product Declarations (EPD), declarações ambientais para cinco produtos de seu portfólio, alinhadas com o plano estratégico de sustentabilidade da companhia. As declarações avaliam os impactos ambientais dos produtos ao longo de todo seu Ciclo de Vida, com posterior asseguração de uma terceira parte não envolvida no processo, que atesta o estudo. Com isso, a empresa passa a ser a primeira do setor no Brasil a obter as declarações e a primeira companhia brasileira a registrá-las no programa internacional EPD.

A EPD consiste em um relatório com informações quantitativas de impactos ambientais associados a produtos e/ou processos, por meio da avaliação de todas as fases do seu Ciclo de Vida, desde a extração da matéria-prima, transporte e fabricação, resultando em declarações transparentes com as informações globais desses produtos. “É possível identificar que os impactos estão associados majoritariamente à produção do cimento, se compararmos com os resultados dos produtos concreto e argamassa, o que nos indica o foco para melhorias nos processos”, explica Patrícia Montenegro, Gerente Global de Relações Ambientais da Votorantim Cimentos.

“Sabemos a importância de realizar um estudo de avaliação de ciclo de vida de nossos produtos para identificarmos os impactos associados em cada etapa do processo e entendermos os pontos chaves de melhorias em termos ambientais e econômicos. A expectativa é positiva em termos de mercado, mas também temos foco no cliente, e a transparência dessas informações é de suma importância para a sustentabilidade do negócio”, afirma Montenegro.

Além de atestar os impactos ambientais envolvidos em todo o processo de produção abrangendo 24 categorias de impacto, as declarações contribuem para incentivar a prática da Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) não somente no setor de cimentos, mas em toda a cadeia de fabricantes e fornecedores da construção civil, a favor da construção sustentável. “Quanto ao processo de elaboração das EPDs, identificamos que podem ser feitas melhorias na logística (a gestão dos nossos fornecedores), no reporte de dados e principalmente na organização dos dados necessários para a avaliação de ciclo de vida do produto”, afirma Montenegro.

Com isso, as construtoras, que são os principais clientes da Votorantim Cimentos, garantem um passo à frente para a obtenção de certificações de construções sustentáveis, como LEED e AQUA. “As empresas da cadeia produtiva estão se movimentando em relação aos conceitos sustentáveis de forma integrada, visando trazer mais ecoeficiência aos seus produtos através de processos de Avaliação de Ciclo de Vida”, afirma Patrícia Montenegro.

Sustentabilidade
A iniciativa começou a ser discutida em 2014 no âmbito da Cement Sustainability Initiative (CSI), que reúne as 25 maiores produtoras de cimento em nível mundial na busca pelo desenvolvimento sustentável. Na ocasião, a CSI, em parceria com a empresa suíça Quantis, desenvolveu uma ferramenta de avaliação do ciclo de vida dos produtos fornecidos pela cadeia de suprimentos para o setor.

As declarações oferecem à empresa a possibilidade de inovar, visto que a Avaliação do Ciclo de Vida do produto aponta oportunidades de melhoria no processo produtivo, como redução de energia e de custos e gestão de resíduos, além de manter o consumidor final ciente da questão. “Temos a intenção de treinarmos os nossos vendedores internamente para que possam entender o valor das declarações ambientais de produtos. Também foi realizado um catálogo para os nossos clientes com informações de como podemos auxiliá-los na certificação LEED de construções sustentáveis e como as nossas EPDs contribuem para isso”, conclui Montenegro.

De acordo com a pesquisa World Green Building Trends, realizada esse ano, o número de construções sustentáveis cresce de duas a seis vezes a cada três anos, dependendo do país. No Brasil, a expectativa para os próximos três anos é de que o ritmo de crescimento passe de 6% para 36%.

As declarações publicadas estão disponíveis no sistema internacional EPD.

Sobre a Votorantim Cimentos
Presente no negócio de materiais de construção (cimento, concreto, agregados e argamassas) desde 1933, a Votorantim Cimentos é uma das maiores empresas globais do setor, com capacidade produtiva de cimento de 56,8 milhões de toneladas/ano e receita líquida de R$ 14 bilhões em 2015. A Votorantim Cimentos está presente em 13 países, além do Brasil: Argentina, Bolívia, Canadá, Chile, China, Espanha, Estados Unidos, Índia, Marrocos, Peru, Tunísia, Turquia e Uruguai.

Imagem: Votorantim/Divulgação