Embrapa realiza treinamento em OpenLCA e Avaliação do Ciclo de Vida

Publicado dia 07/10/2016

Treinamento inédito tem como objetivo capacitar pesquisadores e analistas no uso do software Open LCA e na submissão de datasets para o Banco Nacional de Inventários de Ciclo de Vida – SICV Brasil

A Embrapa realiza, até esta sexta-feira (07/10), um treinamento inédito, que combina Avaliação de Ciclo Vida (ACV) e OpenLCA, na sede de Campinas – Embrapa Informática Agropecuária. Coordenado pelos pesquisadores Marília Folegatti (Embrapa Meio Ambiente – Jaguariúna, SP), Fernando Dias (Embrapa Pantanal – Corumbá, MS), e Maria do Carmo Fasiben (Embrapa Informática Agropecuária), o curso tem como objetivo capacitar pesquisadores e analistas no uso do software Open LCA e na submissão de datasets para o Banco Nacional de Inventários de Ciclo de Vida – SICV Brasil, gerido pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict).

Catorze unidades da Embrapa, além de pesquisadores do Centro de Tecnologia Mineral (CETEM), Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), participam do treinamento ministrado pela EnCiclo Soluções Sustentáveis.

As aulas fazem parte de uma série, programada pelo projeto corporativo Rede ACV Embrapa. Entre seus objetivos, o projeto visa à formação de massa crítica no tema ACV, desenvolvimento de métodos para inventários e avaliação de impactos do ciclo de vida, além do estabelecimento de estrutura de TI para uso comum, com conexão direta com o SICV Brasil.

Todos os participantes enfatizam a importância de se trabalhar em rede, com padrão metodológico e ferramental, o que será possível com o treinamento.

ACV na Embrapa
Liderada por Marília Folegatti, a Embrapa Meio Ambiente vem desenvolvendo desde 2009 trabalhos sobre ACV de biocombustíveis e outros produtos, como a cana-de-açúcar, tendo como novo desafio a ACV de produtos da pecuária.

Algumas especificidades do Brasil, como ter uma matriz energética mais limpa e, para alguns produtos agrícolas (como é o caso da soja e da cana-de-açúcar, por exemplo), estar em um nível tecnológico bastante avançado, devem ser consideradas na elaboração de Inventários do Ciclo de Vida e podem ser muito favoráveis em estudos de ACV comparativos. “Isto pode atender à defesa dos produtos brasileiros no mercado internacional e orientar políticas públicas”, salienta Marília.

OpenLCA
O OpenLCA é um software gratuito e profissional para avaliação da sustentabilidade de produtos, que tem capacidade para comportar uma ampla gama de bases de dados e permite a modelagem de ciclo de vida, além do desenvolvimento de declarações ambientais de produto (DAP), entre outras funcionalidades.

Fonte:  Embrapa Meio Ambiente/Imprensa
Imagem: Caroline Maciero