Selo que mede impacto ambiental de celulares chega ao Brasil

Publicado dia 02/12/2016

O selo Eco Rating, que classifica o impacto ambiental da fabricação de smartphones, passará a ser usado pela Vivo para identificar os aparelhos comercializados pela empresa, que fez o anúncio na última quinta-feira, 20. As fabricantes Alcatel, LG, Samsung e Sony são as primeiras a aderir à classificação, que leva em conta a Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) dos produtos.

Mais de 100 critérios de avaliação, como design e eficiência da sua embalagem e transporte, são utilizados para classificar os aparelhos. Os produtos então recebem notas em uma escala de 0 a 5, sendo a maior pontuação para o celular mais sustentável. A meta da operadora é ter 100% dos novos aparelhos com a certificação.

A pontuação é gerada a partir de quatro módulos de avaliação: pontuação corporativa (analisa a atitude do fabricante em relação à sustentabilidade através do índice EcoVadis); Avaliação do Ciclo de Vida (verifica emissões de carbono, durabilidade, uso de matérias-primas escassas, transporte e descarte); design responsável (durabilidade, descarte, embalagem); e funcionalidade  (se uma determinada função impacta positiva ou negativamente no comportamento do usuário em relação à sustentabilidade).

A metodologia de avaliação foi desenvolvida pelo Grupo Telefônica no Reino Unido em parceria com a ONG Forum for the Future. Depois disso, a Telefônica lançou o selo na Alemanha, seguida mais tarde por Orange e Vodafone. Agora ele chega ao Brasil pela primeira vez com a Vivo.

Saiba mais sobre o EcoRating
Foto: Agência Brasil