IBICT participa de encontro do projeto Diálogos Setoriais

Publicado dia 15/02/2017

O coordenador de ACV do IBICT Tiago Braga apresentou os resultados obtidos pela pesquisa sobre banco de dados de inventários, desenvolvida no âmbito do projeto

O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) participou na sexta-feira, 10, da 8a convocatória das atividades do projeto Diálogos Setoriais. O objetivo do encontro foi apresentar o progresso de atividades do projeto a partir da perspectiva das equipes brasileiras e europeias. Ao final do encontro foi realizada uma rodada de propostas de atividades para a próxima convocatória.

O encontro contou com a participação da chefe da Unidade de Relações Internacionais do Centro Comum de Investigação da Comissão Europeia (JRC), além do assessor da secretaria executiva do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC)  Luiz Fernando Fortuna e de representantes dos projetos apoiados por parte do Brasil e da JRC.

O coordenador de Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) do IBICT, Tiago Braga apresentou os resultados da pesquisa “Análise crítica das principais políticas de gestão, manutenção e uso de bancos de dados internacionais de inventários do ciclo de vida de produto”, projeto gerido pelo IBICT em 2016. O estudo detalha o funcionamento de 15 bancos de dados de inventários do ciclo de vida levantando aspectos de funcionamento e gestão. Os resultados serviram para melhor embasar o processo de sugestão de recomendações para o desenvolvimento da política de gestão, manutenção e uso do Banco Nacional de Inventários do Ciclo de Vida – SICV Brasil, gerido pelo IBICT. O trabalho resultante dessa pesquisa foi publicado pelo IBICT e já está disponível para download.

O projeto “Observatórios de Pesquisa e Inovação” coordenado pelo IBICT e apoiado pelo Diálogos Setoriais também foi apresentado na reunião. O objetivo desse projeto é trazer a experiência europeia na criação de observatórios para a realidade brasileira, meta a ser alcançada nos próximos anos.

O projeto Diálogos Setoriais é uma dinâmica de cooperação entre o Brasil e a União Europeia que, atualmente, tem 30 áreas dos mais variados temas de interesse comum mapeados. O objetivo da iniciativa é trocar experiências e compartilhar informações em diversas áreas, entre elas ciência e tecnologia. Entre os diversos temas tratados pelo projeto, discutiu-se a possível inclusão de novos tópicos, como bioeconomia e preservação florestal.