Guia Qualidata é lançado durante o II Fórum BRACV

Publicado dia 15/05/2017

O Guia tem como objetivo orientar a submissão de conjunto de dados para o SICV Brasil de acordo com os requisitos mínimos exigidos de documentação

Resultado de 10 anos de pesquisas do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) em metodologias de gestão de dados de Inventários do Ciclo de Vida (ICV) foi lançado em 2016 o Banco Nacional de Inventários do Ciclo de Vida (SICV Brasil), colocando o Brasil no grupo de países que possuem bancos de dados nacionais de Avaliação do Ciclo de Vida (ACV).

Depois de definidas diversas questões para sua gestão, ação imprescindível para viabilizar um banco de dados nacional, foi preciso deliberar o modelo tecnológico a ser adotado, os critérios de qualidade para os dados serem armazenados, questões relativas à segurança, bem como particularidades estratégicas relacionadas à disponibilização de dados brasileiros para o público nacional e internacional.

É nesse contexto que surge o Guia de Qualidade de Conjuntos de Dados para o SICV Brasil – Guia Qualidata – lançado no II Fórum Brasileiro de Avaliação do Ciclo de Vida (BRACV), que aconteceu entre os dias 9 e 11 de maio de 2017.

Consequência de uma parceria entre Cássia Ugaya (UTFPR), Diogo Lopes Silva (UFSCAR), Eduardo Toshio (Fundação Espaço Eco), Marília Folegatti Matsuura (Embrapa) e Thiago Rodrigues (IBICT), alguns dos mais atuantes profissionais brasileiros na área de ACV e suas respectivas instituições, o Guia tem como objetivo orientar a submissão de conjunto de dados para o SICV Brasil de acordo com os requisitos mínimos exigidos de documentação e garantir que estejam disponibilizadas as informações necessárias para o usuário interpretar os resultados sem restringir métodos de elaboração de conjuntos de dados.

O Guia Qualidata representa grande avanço em termos metodológicos, uma vez que o Brasil determina como os dados que irão representar seus setores produtivos devem ser preparados para publicação. O processo de construção do Qualidata é também uma demonstração dos avanços do país na temática de ACV.

Clique aqui para fazer o download do Guia Qualidata.