Em Semana temática, Brasil sedia Fórum Internacional de Avaliação do Ciclo de Vida

Publicado dia 19/02/2016

O Brasil sedia pela primeira vez o Fórum Internacional de Cooperação em Avaliação do Ciclo de Vida. O evento será capitaneado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) e realizado em conjunto com a Life Cycle Initiative.

A 5ª Edição do Fórum Internacional é um marco importante para a consolidação da Rede Global de Interoperabilidade de Bases de Dados de ACV, além disso, esse evento, que acontece nos dias 14 e 15 de março, em Brasília, faz parte da Semana Internacional de ACV e conta com a participação de profissionais de renome mundial.

O encontro marcará, ainda, o lançamento do Banco Nacional de Inventários do Ciclo de Vida do Brasil (SICV Brasil) e da Revista Latino-americana de Avaliação do Ciclo de Vida (LALCA), de acesso aberto e gratuito, que passará a receber submissões de artigos.

O objetivo das discussões durante o Fórum é criar, até 2017, os mecanismos para a consolidação da Rede Global composta por bases de dados de ACV, que tem como finalidade conectar múltiplas fontes de dados para apoio da Avaliação do Ciclo de Vida, facilitando assim a concretização da tomada de decisões relacionadas à sustentabilidade e a troca de informações técnicas e científicas entre os países participantes da rede.

A presidente do comitê gestor da Rede Global e diretora do Ibict, Cecília Leite, comemora a visibilidade do Brasil e contabiliza a participação de mais de 30 países envolvidos durante o evento. “Esse é o evento mais importante realizado na temática em nível global. Para nós foi uma honra, um reconhecimento muito grande ter sido eleita presidente do comitê gestor da Rede Global de Interoperabilidade de Bases de Dados de ACV. Creio que essa nomeação tenha sido em função dos avanços que conseguimos na área de ACV no Brasil e, por isso, queremos consolidar ainda mais a posição que conseguimos adquirir como País atuante na Rede”, afirmou.

A Semana Internacional de ACV recebe ainda dois outros eventos: o encontro LCA in Policy, no dia 16 de março, que reunirá especialistas da área e gestores públicos para discutir políticas públicas; e o seminário Diálogos Setoriais, que acontece no dia 17 de março e trata da cooperação técnica entre a União Europeia (UE) e o Brasil. Este projeto é coordenado em conjunto pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) – por meio da Direção Nacional do Projeto – e pela Delegação da União Europeia no Brasil (DELBRA) e o objetivo desse diálogo é a troca de experiências que possibilitem o aprofundamento técnico sobre a ACV e a padronização de informações referentes a inventários de processos e serviços.

A Semana Internacional de ACV também conta com o apoio do Inmetro, que faz parte do Programa Brasileiro de Avaliação do Ciclo de Vida (PBACV), da Braskem, atual presidente da Rede ACV, uma das câmaras temáticas do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), e da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Essas parcerias reforçam uma das principais características da Semana Internacional de ACV, que é promover maior integração entre a produção científica nacional e o setor produtivo, estimulando o desenvolvimento desses dois setores.