Publicado dia 17/07/2019
Nesta data, criada com a finalidade de alertar para a importância de proteger as florestas, é celebrado o Dia do Curupira, o “protetor das florestas”
Hoje, 17 de julho, é comemorado o Dia de Proteção às Florestas. Nesta data, criada com a finalidade de alertar para a importância de proteger as florestas, é celebrado o Dia do Curupira, o “protetor das florestas”. Curupira é um espírito mágico da cultura popular brasileira que habita as matas e colabora para protegê-las das más ações do ser humano.
Responsável por 20% do número total de espécies da Terra, o Brasil tem 47,5% de sua área composta por natureza, além de abrigar parte da maior floresta tropical do mundo, a Floresta Amazônica. A data reforça a importância de cuidar das florestas não apenas no Brasil, mas em todo o planeta.
Entre as ações realizadas pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) em prol do meio ambiente está o Projeto de Avaliação do Ciclo de Vida (ACV), uma iniciativa criada para fomentar o desenvolvimento da metodologia de ACV no Brasil, por meio de uma infraestrutura de informação que atenda indústria, academia e a sociedade em geral; e a Oficina Amazônia Legal sem Resíduos, que pretende incentivar a minimização da geração de resíduos sólidos, ou seja, todo material, substância, objeto ou bem descartado resultante das atividades humanas.
E como é que a temática da ACV relaciona-se às florestas?
Pensar em floresta também é pensar em ACV. Ambos os temas relacionam-se, por exemplo, quando se pensa em ACV de produtos e serviços florestais, no uso de ACV para a certificação de produtos florestais, na medição de impactos ambientais da produção florestal e na ACV para a medição de danos e impactos do agronegócio. Além disso, os temas também se relacionam na construção de bancos de dados de ACV de produtos florestais.
Lembre-se: proteger nossas florestas é missão de todos!
Foto da capa: Mauro Bertolini/FreeImages