Ciclo de Vida e Bioeconomia serão discutidos na 71ª Reunião Anual da SBPC

Publicado dia 23/07/2019

A palestra será conduzida pelo pesquisador Thiago Rodrigues, especialista em Avaliação do Ciclo de Vida do IBICT

O pesquisador Thiago Rodrigues, especialista em Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), realizará uma palestra sobre “Ciclo de Vida e Bioeconomia”, durante a 71ª Reunião Anual da SBPC, em Campo Grande (MS).

A 71ª Reunião Anual da SBPC será realizada no período de 21 a 27 de julho de 2019, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, tendo como tema central “Ciência e Inovação nas Fronteiras da Bioeconomia, da Diversidade e do Desenvolvimento Social”.

Realizada desde 1948, com a participação de representantes de sociedades científicas, autoridades e gestores do sistema nacional de ciência e tecnologia, a Reunião Anual da SBPC tem os objetivos de debater políticas públicas nas áreas de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação e de difundir os avanços da Ciência nas diversas áreas do conhecimento para toda a população.

A palestra de Thiago Rodrigues será realizada no dia 25/07. Consulte no site da SBPC mais informações sobre a inscrição no evento: http://ra.sbpcnet.org.br/campogrande.

Serviço:

Palestra “Ciclo de Vida e Bioeconomia”
RESUMO: A Bioeconomia propõe que os sistemas tradicionais da economia sejam transformados pela perspectiva dos sistemas biológicos, na qual não há perdas e os fluxos de matéria e energia mantêm-se circulando de forma útil. Essa transição requer mudanças na forma de produzir, consumir e pensar. O Pensamento do Ciclo de Vida é uma abordagem que ampara essa transição, na medida em que promove a percepção das inter-relações entre os sistemas naturais e os humanos e assim garante que as mudanças sejam efetivas e não tragam mais externalidades que os sistemas tradicionais. Para tanto, a técnica utilizada é a Avaliação do Ciclo de Vida (ISO 14040), que contabiliza os impactos ambientais e transparece os potenciais benefícios e danos socioambientais que a mudança do paradigma fóssil para o circular pode trazer.
Público-alvo: professores e pesquisadores de ciências exatas e da terra, consultores em sustentabilidade, analistas de sustentabilidade, profissionais em sustentabilidade em indústrias, comércio e serviços.

Apresentador: Thiago Rodrigues – IBICT
Data: 25/07
Local: Sala 008, Bloco 7
Horário: 14h
Capacidade da sala: 40 pessoas