I Fórum Brasileiro de Avaliação do Ciclo de Vida promove interlocução entre atores da área

Publicado dia 29/10/2015

Uma das propostas do Fórum foi de oferecer um espaço de discussão entre pesquisadores e profissionais da área para proposição de estratégias que auxiliem o progresso da ACV no Brasil.

O I Fórum Brasileiro de Avaliação do Ciclo de Vida, promovido pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) e o Laboratório de Sistemas Avançados em Gestão da Produção (Sage) da Coppe/UFRJ, aconteceu nosdias 26 e 27 de outubro.

Uma das propostas do Fórum foi de oferecer um espaço de discussão entre pesquisadores e profissionais da área para proposição de estratégias que auxiliem o progresso da ACV no Brasil. O evento abordou temas como Avaliação do Ciclo de Vida e rotulagem ambiental, tomada de decisão baseada em ACV e Inventário de Ciclo de Vida de produtos brasileiros.

Tiago Braga, coordenador do Programa de ACV do Ibict apresentou, em uma das palestras, o Banco Nacional de Inventários do Ciclo de Vida do Brasil. Segundo ele, o Fórum foi um marco “por permitir pela primeira vez a definição de estratégias nacionais relacionadas à ACV vindas à partir de discussões entre os principais pesquisadores brasileiros da área”.

Braga ainda comentou que o encontro permitiu que a comunidade criasse em conjunto um plano de atuação no qual os principais problemas, estratégias de solução e responsáveis foram estabelecidos. “O próximo passo será a criação de planos de trabalho e apresentação dos mesmos durante o Seminário de ACV a ser realizado pelo Ibict em Março de 2016″.

Os participantes do evento ressaltaram os benefícios da interlocução entre os diversos atores do setor. Para José Adolfo, da Universidade Estadual de Santa Cruz, a área “carece desse tipo de espaço de interação, não só com os pesquisadores, mas também com a sociedade, da qual vem a maior motivação para as nossas ações”.

No mesmo sentido, o gerente de Desenvolvimento Sustentável da Braskem e representante da Rede Empresarial de ACV, Luíz Ortega, se disse espantado com a quantidade e o nível das pessoas presentes no evento. “Esse é o piloto de uma série de eventos que vão juntar pessoas — da academia, de empresas, do governo — para debater sobre um tema que é de interesse de todos”, afirmou Ortega. “Antigamente havia polos de especialistas em ACV; hoje, há varios eventos que permitem que essas pessoas interajam, isso é fundamental”, completou.

Já para Aldo Ometto, da USP – São Carlos, o evento reuniu pessoas de instituições que realmente fomentam a ACV no Brasil. “Essas instituições estão com voz para sugerir aspectos cruciais na ACV, para que cada vez mais ela possa ser melhorada e aplicada nas principais decisões do nosso país”, afirmou.


Equipe ACV

Créditos da imagem: Francisco Rocha

Data da Notícia: 18/03/2016