Publicado dia 14/03/2016
Este livro contém a Ontologia de Avaliação do Ciclo de Vida (OACV) desenvolvida no contexto do projeto Inventário do Ciclo de Vida Para a Competitividade Ambiental da Indústria Brasileira, coordenado
pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) e
financiado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).
Autor:
Silva, Gil Anderi; Bräsher, Marisa; Lima, João Alberto de Oliveira; Lamb, Celina Rosa.
A ontologia tem sido cada vez mais utilizada como forma de sistematizar os conhecimentos de um domínio. Nesse sentido, este livro busca descrever o vocabulário relacionado à Avaliação do Ciclo de Vida de Produtos (ACV), temática extremamente importante para a agenda política nacional e de grande repercussão no mundo globalizado. A sustentabilidade e o desenvolvimento de tecnologias verdes são, sem sombra de dúvidas, tópicos que proporcionam melhor qualidade de vida à população. Esta ontologia pretende contribuir para esses tópicos, de maneira a permitir que mais pessoas saibam como utilizar a ACV como meio de avaliar os impactos que a produção industrial causa no meio ambiente, optando, assim, por soluções mais ecológicas.
Esta obra é a união de esforços multidisciplinares. Para sua concretização, houve ação conjunta de diversos atores de disciplinas específicas que ora são apresentados como autores deste livro. Apesar de todo o esforço, sabemos que essa temática é dinâmica e que versões com novos termos serão lançadas à medida que mais pesquisadores se envolverem com o assunto e contribuírem com a base de conhecimento em ACV. Todavia, temos certeza que o resultado apresentado neste livro é maduro e que os entusiastas da ACV e da temática da sustentabilidade encontrarão, aqui, subsídios que os auxiliarão em suas atividades profissionais e na busca por conceitos tão em evidência nos dias atuais.
Referência Bibliográfica
Silva, Gil Anderi et al. Avaliação do ciclo de vida: ontologia terminológica. Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia- Ibict, Brasília: 2014.
Idioma
Português