A revista Latino Americana em Avaliação do Ciclo de Vida (LALCA) é a primeira revista eletrônica dedicada exclusivamente ao tema de Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) na América Latina. O periódico conta com acesso totalmente aberto e gratuito, alinhado aos princípios do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) de defesa ao livre acesso à informação. Possui um corpo editorial composto pelos principais pesquisadores em ACV das mais renomadas instituições científicas na América Latina e no mundo.
As publicações do tipo acesso aberto vão na contramão do modelo de editoração que domina o mercado e coloca valor na informação científica. Graças ao desenvolvimento tecnológico tornou-se possível a criação de revistas eletrônicas online e gratuitas que possuem o mesmo modelo de revistas padrões, com corpo editorial e revisão por pares. Os autores dos artigos permanecem com seus direitos editoriais e é permitida ao usuário a leitura, disseminação, criação de link e cópia, desde que os créditos sejam dados aos autores.
Este novo modelo de criação de revistas está em consonância com as duas estratégias de promoção do acesso aberto desenvolvidas pelo movimento denominado Budapest Open Access Iniciative: a via Verde e a via Dourada.
Além da questão de democratização do conhecimento através do acesso aberto, a criação da revista contribui para a integração de uma comunidade científica que possui problemas comuns, mas está atualmente fragmentada. Ao facilitar o intercâmbio de dados e a realização de pesquisas que tenham como foco o contexto latino-americano, a revista irá impulsionar os estudos e discussão de ACV na América Latina.
A LALCA tem como propósito se tornar um canal de acesso aberto para divulgação científica em Avaliação do Ciclo de Vida na América Latina.
Objetivos