Publicado dia 12/12/2016
O encontro é promovido pelo IBICT em parceria com a Embrapa Meio Ambiente e com a Fundação Espaço Eco
A segunda edição do Fórum Brasileiro de Avaliação do Ciclo de Vida (Fórum BRACV) será realizada entre 9 e 11 de maio de 2017, em Jaguariúna, São Paulo. Promovido pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) em parceria com a Embrapa Meio Ambiente e com a Fundação Espaço Eco, o evento tem por objetivo garantir um espaço de discussão entre pesquisadores, agentes governamentais e empresários da área.
As discussões fomentarão a proposição de estratégias que auxiliem no progresso da Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) no Brasil, seja como metodologia científica, ferramenta para o setor produtivo ou fonte de informações para políticas públicas. O encontro de 2017 discutirá os temas vinculados às comissões técnicas do Programa Brasileiro de Ciclo de Vida (PBACV). São elas: Banco de Dados, Inventários, Avaliação de Impactos, Rotulagem e Capacitação.
Além de possibilitar uma nova rodada de discussões, o Fórum servirá para acompanhar os avanços obtidos desde a edição anterior. “Um dos objetivos será avaliar o avanço das decisões tomadas no I Fórum. A proposta continua sendo a de promover um espaço de discussão sobre os principais entraves e oportunidades para a ACV no Brasil”, explica o especialista técnico de ACV do IBICT, Thiago Rodrigues.
A inscrição, que estará disponível em breve, será gratuita.
Acesse o relatório do I Fórum BRACV
BRACV
Criado em 2015, o BRACV surgiu como uma iniciativa capitaneada pelo IBICT e pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (COPPE) da UFRJ, com o objetivo de ampliar e aprofundar as discussões sobre as aplicações da técnica de Avaliação do Ciclo de Vida no Brasil.
Em sua primeira edição, os grupos de discussão abordaram os seguintes temas: “Inventários do Ciclo de Vida de produtos brasileiros”, “ACV e rotulagem ambiental (comunicação da ACV)” e “Tomada de decisão baseada em ACV”. Dado o sucesso alcançado em 2015, o IBICT decidiu por promover o evento bianualmente.
Saiba mais sobre o Programa Brasileiro de Ciclo de Vida (PBACV)